Mercado na Rede

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Saritur cresce seguindo a tradição e inovando com o Mercado na Rede



Uma Grande empresa se faz com espírito empreendedor, com gente e com tecnologia. O GRUPO SARITUR acredita firmemente nisso. Em sua história, tradição e modernidade caminham juntas.
 A empresa começou em 1977 e no início, eram apenas sete ônibus. Na década de 80, a Saritur adquiriu várias novas linhas consolidando-se como uma das principais empresas de transporte de passageiros de Minas Gerais.


O Grupo empresarial conta com cerca de seis mil funcionários em suas 23 sedes regionais cobrindo mais de 80 cidades em Minas Gerais e tem em sua frota alguns dos modelos de ônibus mais modernos do mercado. A frota atual é de 1.360 veículos, com idade média de três anos. 

Desde 2007 o Grupo Saritur utiliza o MERCADO NA REDE (MnR) como solução exclusiva para o setor de compras. Leia abaixo o que a Sra. Eunice Lessa (Gerente de compras) tem a dizer desta importante parceria que tem ajudado no crescimento contínuo da Saritur:

MnR: O que levou a SARITUR a procurar uma solução de gestão de compras via Web?
Eunice: Em 2006, após fazer um curso de especialização em logística e outro em E-procurement, ficou claro para minha equipe que tínhamos que procurar novos caminhos, pois a redução de custos em processos de compras e a administração de custos logísticos em nossa Cadeia de Suprimentos era viável.
Em nosso setor não existia ainda um portal que nos atendesse. Fizemos experiências com outros mas os resultados não foram relevantes. Neste período conversando com o Bernardo da Betânia Ônibus fui apresentada ao Mercado na Rede. Iniciamos então uma negociação com o portal onde foi discutida a segurança, a agilidade e a integração entre o Mercado na Rede e o sistema usado por nós.

MnR: Fale um pouco sobre a experiência com o Mercado na Rede.
Eunice: No inicio tivemos que enfrentar a resistência de alguns fornecedores, muitos ainda não conheciam este novo jeito de comprar. Mas a posição de nosso diretor Roberto Lessa foi fundamental, uma carta foi enviada a todos os fornecedores dizendo que não abriríamos mão desta nova ferramenta. Assim no segundo mês que estávamos usando o mercado na rede a adesão já era total.
Quanto à minha equipe de compradores, foi fundamental a capacitação para a execução de suas novas atribuições operacionais. Neste quesito tivemos total dedicação da equipe do Mercado na Rede.

MnR: Após a adoção do Mercado na Rede, houve redução de custos na empresa?
Eunice: Sim, a otimização do processo de compras nos trouxe retorno imediato: Diminuiu as ligações telefônicas para cotação, envio de fax, digitação de cotação e impressões. Além desta redução de custos ganhamos muito em agilidade nas compras e na segurança. Quanto a segurança o mercado na rede possui relatórios de consultas que nos permite saber todas as decisões que foram tomadas por nossos compradores após o fechamento das cotações até o envio dos pedidos. Isto gerou um clima muito melhor dentro de nossa equipe.

MnR: O departamento de compras ampliou o número de fornecedores após a adoção do Mercado na Rede como solução de compras?
Eunice: Sim, antes a escolha de fornecedores era limitada e feita por nós, hoje todos os fornecedores filiados ao Mercado na Rede tem acesso às cotações, o que propicia uma maior competição de preços.

MnR: A Sra. indicaria para alguma outra empresa o uso do Mercado na Rede?
Eunice: Sim. Após a implantação do mercado na rede em nosso grupo, já o indicamos a várias empresas e fornecedores. 

MnR: Sua empresa está satisfeita com o atendimento oferecido pelo Mercado na Rede?
Eunice: Sim, sempre nossas solicitações são atendidas com rapidez e polidez.

MnR: Utilize este espaço para fazer outros comentários que acha importante sobre o uso do Mercado na Rede. 
Eunice: Encontrar um sistema adequado a nossa realidade foi fundamental para obter resultados positivos. Hoje sabemos que nossa parceria com a Equipe Mercado na Rede é importante para nosso desenvolvimento, pois eles estão sempre atentos às novas ferramentas e caminhos para a área de compras.
Hoje a empresa atua nas principais regiões do Estado: Região Metropolitana de Belo Horizonte, Alto São Francisco, Metalúrgica, Rio Doce, Alto Jequitinhonha, Norte de Minas e Campos da Vertentes , Sul de Minas e Triângulo Mineiro. 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. conheço essa empresa e digo uma coisa, prefiro andar a pe, e digo mais seus donos sao mais gananciosos que o capeta

    ResponderExcluir
  3. saritu? a mesma que compru as duas garagens da transimao e mantem seus funcionarios da matriz trabalhando igual escravos sem folgas, roubando horas extras, e carros sem manutenção? a mesma que comprou a transnorte e agora os onibus de lagoa da prata vem com um peso super alem do limite com cargas em seu bagageiro e os funcionarios chegam em bh as 16:00 e tem q ir para a transnorte descarregar os onibus e ficam ate as 20:00 sem receber nada ? esta saritu que voces estao falando? se nao, ai esta ela e te apresent.

    ResponderExcluir

Contribua com nosso Blog, comente: